sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Docentes e a produção do Conhecimento


Aconteceu entre os dias 08 e 10 de outubro o III Encontro de Pesquisa Docente da FGF. Este é um evento que ocorre dentro das Semanas Acadêmicas e tem como objetivo fomentar a participação docente em atividades científicas, divulgar as experiências pedagógicas desenvolvidas pelos educadores, bem como fortalecer a formação docente para o ensino e a pesquisa.

Neste ano contamos com apresentação de trabalhos de professores que cursam Mestrado e desenvolvem dissertações na área da gestão e docência. Em eventos anteriores, alguns educadores da FGF também apresentaram trabalhos. Avaliamos positivamente o evento e desde já convidamos aos docentes da Faculdade Grande Fortaleza para o envio de trabalho na próxima edição do Encontro.
Organizadoras: Profa. Dra. Antonia Ieda de Souza Prado
Profa. Dra. Milena Marcintha Alves Braz

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alunos de Direito realizam Júri Simulado na FGF



Foi realizado ontem (09/10) no Auditório Beni Veras um Júri Simulado feito pelos alunos do Curso de Direito. A iniciativa partiu do Professor Ney Fonseca de Almeida, que também é Defensor Público. A atividade visa unir os conteúdos abordados em sala de aula com a prática vivenciada nos tribunais.

A instituição do Júri está prevista no art. 5.°, XXXVIII, da Constituição de 1988, que dispõe: "é reconhecida a instituição do Júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude da defesa; b) o sigilo das votações; c) a soberania dos veredictos; d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida".

Em outras palavras, podemos dizer que Júri é o tribunal em que cidadãos, previamente alistados, decidem em sã consciência e sob juramento, sobre a culpabilidade ou não dos acusados (réus), acerca de crimes intencionais praticados contra a vida de outrem.

Como as questões abordadas no Júri envolvem prioritariamente matérias de ordem penal, alguns estudantes se identificam e se sentem encorajados a buscar uma especialização futura nesta área, outros percebem que não possuem inclinação para esta linha de atuação, optando por se dedicar a diversos outros campos do direito, mas todos partilham do mesmo preparo para o mercado de trabalho, pois exercitam sua postura em público, seu poder de argumentação, a oratória, a desenvoltura, os conhecimentos jurídicos, além de desenvolverem um senso de justiça mais apurado.

Esta é uma oportunidade ímpar para que esses futuros profissionais do direito abracem suas carreiras com amor, respeito, dedicação e realização, valores estes que certamente farão toda diferença durante o desempenho de sua profissão em favor da sociedade amanhã. 



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Saúde é tema da XII Semana Acadêmica



O importante nesta palestra foi a integração entre todos os cursos:  Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Enfermagem, Letras, Direito e Educação Física. Com os respectivos coordenadores, nós tivemos a oportunidade de entender como a qualidade de vida e a saúde podem estar presentes na história do cidadão, independentemente da sua área de atuação profissional. Seja como advogado, professor, enfermeiro, contador, programador de informática ou praticante de qualquer outra atividade laboral, todas as pessoas tem suas vidas, mas o que de fato devemos buscar é uma maior qualidade no nosso dia a dia. Por isso, meu objetivo foi justamente tentar passar esta realidade às pessoas, independentemente da função que elas exerçam na sociedade. Então abordamos o sono, a restauração das energias de um dia para o outro, a questão do stress diário que tem afetado muitas pessoas, a alimentação feita de forma inadequada. Fortaleza hoje é a cidade com maior índice de diabetes e hipertensos. Estamos no segundo índice de obesidade adulta e caminhamos com essa questão do stress ligado à má-alimentação e à formação de cortisou diariamente. Estamos aí com uma das cidades mais violentas do mundo, atingindo o 8º lugar em nível mundial, o que faz com que a capital cearense tenha recordes tão negativos no cenário nacional e mundial. Isso realmente é preocupante, além de contribuir para que o cidadão diminua sua qualidade de vida. 
Por Edson Palomares
Coordenador do Curso de Educação Física da FGF
Coordenador da XII Semana Acadêmica


A Educação Física Escolar e seu papel na Saúde Social e Qualidade de Vida



A Educação Física escolar é uma disciplina hoje composta de conteúdo e obrigatória segundo a LDB 9394/96. Mas na prática a gente vê que muitos profissionais dessa área não estão trabalhando conforme deveriam. Por isso, a palestra foi justamente para trazer um ponto que precisa ser melhorado dentro da escola, que é a importância da Educação Física escolar no âmbito da saúde e da qualidade de vida. Já que estamos falando sobre esse assunto, Fortaleza é a segunda cidade, perdendo só para Porto Alegre, em número de pessoas com sobrepeso e quarta do país em número de obesidade. A obesidade e o sedentarismo são doenças hipocinéticas, relacionadas à inatividade física, à falta de movimento. A palestra veio trazer uma reflexão sobre o papel da educação física lecionada nos colégios em virtude destas realizarem apenas atividades esportivas com os alunos. O professor dá aula de futebol, basquete, handball. Porém, se ele só joga bola, como ficam os outros conteúdos (ginástica, lutas, conhecimento sobre o corpo, anatomia, fisiologia, alimentação e a influência do exercício físico para a saúde)? Se um professor tiver um aluno hipertenso, obeso, cardiopata na escola, como é que vai prescrever algum exército físico? Diante deste preocupante cenário, a reflexão que trazemos é: Será que a escola trabalha saúde e qualidade de vida? Será que nossa graduação nos prepara para sermos profissionais capazes de atuar sobre esse tema na escola?
Por Adriano Barros

Teoria Geral da Administração e Empreendedorismo



A professora Aline Teixeira trouxe à Semana Acadêmica um assunto diretamente ligado ao tema da feira. A empresa Empório Nutrir, representada por Ian Jupiter, mostrou aos alunos vários produtos que beneficiam a saúde clínica e principalmente o emagrecimento. “Cuidando da nossa saúde, a gente consegue produzir melhor, trabalhar melhor, além de ter vitalidade pelo resto das nossas vidas”, frisou Ian.

“O tema da nossa semana universitária é Saúde e Qualidade de Vida. Assim, considerando que os administradores como nós trabalham muito a questão do empreendedor sempre enxergar uma oportunidade em algo, a Empório Nutrir encontrou mercado para trabalhar com produtos ligados à saúde e bem-estar”, destacou Aline.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Intervenções de Enfermagem no Aleitamento Materno





Nosso trabalho busca mostrar como a enfermagem pode intervir no processo de aleitamento materno, já que a mídia divulga apenas que essa é a melhor forma de alimentar o bebê, mas não informa que muitas intercorrências podem acontecer na amamentação. Assim, nossa pesquisa procura esclarecer um pouco mais sobre as contribuições que a enfermagem pode trazer nesse sentido. A primeira coisa é a orientação dos benefícios da amamentação, tanto para a mãe, quanto para o bebê: a mulher deve tomar banho de sol para evitar fissuras no seio e usar sutiã com alças largas visando se prevenir de dores nas costas, já o bebê deve ser posicionado de maneira adequada para arrotar, a fim de evitar refluxo.
Isso é importante para nossa formação porque o enfermeiro é um dos profissionais que mais tem contato com as pessoas que estão doentes, seja no âmbito hospitalar de internação, seja na atenção básica, quando teremos a oportunidade de acompanhar essas mães durante o período do pré-natal ou no puerpério. Para a sociedade este é um tema relevante, pois em todos os lugares podemos encontrar pessoas gestantes.
Por Nardyla Peixoto e Aline Silva de Oliveira