NORMAS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS – XIII SEMANA ACADÊMICA
FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA
FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA
TEMA: “Políticas Públicas: Para que e Para quem?”
Período: 07 a 09 de Outubro de 2014
Local: Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – Campus João XXIIIFortaleza - Ceará, Brasil.
Período: 07 a 09 de Outubro de 2014
Local: Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – Campus João XXIIIFortaleza - Ceará, Brasil.
Contato:
Prof. Dra. Viviane Mamede Vasconcelos
Coordenadora Científica do evento
E-mail: semanaacademica@fgf.edu.br
Prof. Dra. Viviane Mamede Vasconcelos
Coordenadora Científica do evento
E-mail: semanaacademica@fgf.edu.br
Público-Alvo:
Poderão inscrever trabalhos no evento todos os alunos regularmente matriculados na FGF e comunidade externa à academia, independente do curso e período, na qualidade
de participante e/ou relator de trabalhos científicos, sendo estes, realizados sob a orientação de um docente da FGF, ou docente externo, para os trabalhos advindos da
comunidade. O evento também é aberto aos profissionais e convidados das mais diversas áreas do conhecimento.
Poderão inscrever trabalhos no evento todos os alunos regularmente matriculados na FGF e comunidade externa à academia, independente do curso e período, na qualidade
de participante e/ou relator de trabalhos científicos, sendo estes, realizados sob a orientação de um docente da FGF, ou docente externo, para os trabalhos advindos da
comunidade. O evento também é aberto aos profissionais e convidados das mais diversas áreas do conhecimento.
Área do Conhecimento:
- Ciências da Vida – CV
- Ciências Jurídicas – CJ
- Ciências Humanas – CH
- Ciências Exatas e Tecnológicas – ET
- Ciências Sociais Aplicadas – CS
- Ciências da Vida – CV
- Ciências Jurídicas – CJ
- Ciências Humanas – CH
- Ciências Exatas e Tecnológicas – ET
- Ciências Sociais Aplicadas – CS
Inscrição:
O prazo para envio dos resumos é: Impreterivelmente até 12 de Setembro de 2014.
- Enviar resumo para e-mail:
- Após inscrição pelo site o(a) participante, deverá enviar o resumo para o e-mail: semanaacademica@fgf.edu.br;
- O arquivo deverá ser salvo como documento de texto, extensão.doc, na versão 1997-2003 do Word.
- O nome do arquivo deve ser: área de conhecimento-tipo de pesquisa-nome do relator-SA2014Ex: Ciências da vida-relato de experiência-RafaelaSA2014
Ex: Ciências humanas-reflexão-CristianoSA2014
Obs: A inscrição do resumo para apresentação, deverá ser realizada através do envio do resumo por e-mail, obrigatoriamente.
O prazo para envio dos resumos é: Impreterivelmente até 12 de Setembro de 2014.
- Enviar resumo para e-mail:
- Após inscrição pelo site o(a) participante, deverá enviar o resumo para o e-mail: semanaacademica@fgf.edu.br;
- O arquivo deverá ser salvo como documento de texto, extensão.doc, na versão 1997-2003 do Word.
- O nome do arquivo deve ser: área de conhecimento-tipo de pesquisa-nome do relator-SA2014Ex: Ciências da vida-relato de experiência-RafaelaSA2014
Ex: Ciências humanas-reflexão-CristianoSA2014
Obs: A inscrição do resumo para apresentação, deverá ser realizada através do envio do resumo por e-mail, obrigatoriamente.
Normas para submissão de Trabalhos
- A sua inscrição é gratuita.
- Os trabalhos aceitos serão divulgados pelo site da FGF (www.fgf.edu.br) e blog da XIII Semana Acadêmica (http://semanacademicafgf.blogspot.com.br/).
- Os resumos deverão seguir as normas para submissão de trabalhos acadêmicos, os que estiverem fora dos padrões serão automaticamente rejeitados.
- Poderão ser encaminhados os seguintes tipos de pesquisas:
- Trabalho original, relato de experiência, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, reflexão crítica, relatório parcial de iniciação à pesquisa, trabalho de
conclusão de curso,nota prévia de monografia e relatório final de monografia.
- Tendo em vista o formato e o espaço do evento, cada autor só poderá inscrever 02(dois) trabalhos como primeiro autor.
- Anais: Ressalva-se que somente serão aceitos para avaliação trabalhos com redação e ortografia adequadas e que cumprirem as instruções de formato, pois a versão
enviada será definitiva para versão dos anais. Antes do envio de seu resumo, sugerimos que seja feita uma revisão detalhada do texto submetido para avaliação,
uma vez que não será permitida alteração posterior.
- Serão aceitos resumos no tema central do evento, bem como outras temáticas relevantes para comunidade acadêmica e científica.
- A sua inscrição é gratuita.
- Os trabalhos aceitos serão divulgados pelo site da FGF (www.fgf.edu.br) e blog da XIII Semana Acadêmica (http://semanacademicafgf.blogspot.com.br/).
- Os resumos deverão seguir as normas para submissão de trabalhos acadêmicos, os que estiverem fora dos padrões serão automaticamente rejeitados.
- Poderão ser encaminhados os seguintes tipos de pesquisas:
- Trabalho original, relato de experiência, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, reflexão crítica, relatório parcial de iniciação à pesquisa, trabalho de
conclusão de curso,nota prévia de monografia e relatório final de monografia.
- Tendo em vista o formato e o espaço do evento, cada autor só poderá inscrever 02(dois) trabalhos como primeiro autor.
- Anais: Ressalva-se que somente serão aceitos para avaliação trabalhos com redação e ortografia adequadas e que cumprirem as instruções de formato, pois a versão
enviada será definitiva para versão dos anais. Antes do envio de seu resumo, sugerimos que seja feita uma revisão detalhada do texto submetido para avaliação,
uma vez que não será permitida alteração posterior.
- Serão aceitos resumos no tema central do evento, bem como outras temáticas relevantes para comunidade acadêmica e científica.
Formato de Apresentação:
- Os trabalhos submetidos e aprovados pela Comissão Científica da XIII Semana Acadêmica da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), deverão estar
especificados o tipo de apresentação: Comunicação oral ou pôster.
- O tipo de apresentação oral, só será permitido para trabalhos do tipo: original, relato de experiência, trabalhos de conclusão de curso e relatório final de monografia.
- Os trabalhos submetidos e aprovados pela Comissão Científica da XIII Semana Acadêmica da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), deverão estar
especificados o tipo de apresentação: Comunicação oral ou pôster.
- O tipo de apresentação oral, só será permitido para trabalhos do tipo: original, relato de experiência, trabalhos de conclusão de curso e relatório final de monografia.
Normas de Apresentação:
APRESENTAÇÃO ORAL:
As apresentações orais serão coordenadas por docentes da FGF. Cada apresentação oral terá duração de 15 minutos, sendo 10 minutos para exposição e 5 minutos destinados a
debates. Estarão disponíveis, em cada sessão.
APRESENTAÇÃO ORAL:
As apresentações orais serão coordenadas por docentes da FGF. Cada apresentação oral terá duração de 15 minutos, sendo 10 minutos para exposição e 5 minutos destinados a
debates. Estarão disponíveis, em cada sessão.
Detalhes a serem observados no momento da apresentação:
•A apresentação deve ser feita no máximo em 15 minutos;
•Preferencialmente, utilize “Apresentação em Power Point”, que deverá ser levada salvo no e-mail do relator e aberto, pelo menos, 30 (trinta) minutos antes da apresentação
•Tendo em vista o tempo da apresentação, sugere-se que o número de slides (PowerPoint) não seja superior a 15 (quinze);
•Para garantir boa visibilidade, o tamanho da letra deverá ser igual ou superior a 24;
•Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar para a platéia; evitando uma simples leitura de seu trabalho escrito.
•A apresentação deve ser feita no máximo em 15 minutos;
•Preferencialmente, utilize “Apresentação em Power Point”, que deverá ser levada salvo no e-mail do relator e aberto, pelo menos, 30 (trinta) minutos antes da apresentação
•Tendo em vista o tempo da apresentação, sugere-se que o número de slides (PowerPoint) não seja superior a 15 (quinze);
•Para garantir boa visibilidade, o tamanho da letra deverá ser igual ou superior a 24;
•Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar para a platéia; evitando uma simples leitura de seu trabalho escrito.
APRESENTAÇÃO POSTER:
- Os autores deverão afixar os trabalhos com 15 minutos de antecedência no local, data e horário definidos pela organização do evento e divulgados na programação, bem como
retirá-los imediatamente após o término da sessão.
- A organização do evento não se responsabilizará pela guarda de pôsteres não retirados no prazo devido. Não há apresentação oral (tradicional) na apresentação tipo pôster.
- Os participantes do evento, assim como avaliadores que tiverem dúvidas ou contribuições terão oportunidade de discutir os pôsteres com os autores, desta forma, os autores
deverão permanecer próximos aos trabalhos para debate com os interessados.
- Os autores deverão afixar os trabalhos com 15 minutos de antecedência no local, data e horário definidos pela organização do evento e divulgados na programação, bem como
retirá-los imediatamente após o término da sessão.
- A organização do evento não se responsabilizará pela guarda de pôsteres não retirados no prazo devido. Não há apresentação oral (tradicional) na apresentação tipo pôster.
- Os participantes do evento, assim como avaliadores que tiverem dúvidas ou contribuições terão oportunidade de discutir os pôsteres com os autores, desta forma, os autores
deverão permanecer próximos aos trabalhos para debate com os interessados.
Detalhes a serem observados no momento da apresentação:
O pôster deverá apresentar, no alto, em destaque, os seguintes itens:
- Instituição que pertence, Título do trabalho, Nome completo do(s) autor(es) e sigla(s) das respectivas instituições;
- Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar sobre o trabalho; destaque alguns pontos; use cores para ajudar na apresentação;
- Os organizadores providenciarão painéis para afixar os pôsteres, cabendo aos apresentadores providenciarem o material para afixá-los; recomenda-se que sejam confeccionados
em material resistente, próprio para este fim, com acabamento para fixação no painel, deverá conter acabamento com bastão e corda, na dimensão de 110×90.
- O modelo do pôster encontra-se em anexo a este edital como sugestão.
O pôster deverá apresentar, no alto, em destaque, os seguintes itens:
- Instituição que pertence, Título do trabalho, Nome completo do(s) autor(es) e sigla(s) das respectivas instituições;
- Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar sobre o trabalho; destaque alguns pontos; use cores para ajudar na apresentação;
- Os organizadores providenciarão painéis para afixar os pôsteres, cabendo aos apresentadores providenciarem o material para afixá-los; recomenda-se que sejam confeccionados
em material resistente, próprio para este fim, com acabamento para fixação no painel, deverá conter acabamento com bastão e corda, na dimensão de 110×90.
- O modelo do pôster encontra-se em anexo a este edital como sugestão.
Premiação
Serão outorgados CERTIFICADOS DE MENÇÃO HONROSA ao(s) autor(res) dos trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas 5 áreas de
conhecimento das apresentações orais e painéis respectivamente.
Para fins de classificação a nota final do trabalho será calculada pela média da nota do resumo e a nota da apresentação oral ou pôster.
Em caso de empate utilizar-se-ão os seguintes critérios na ordem:
Serão outorgados CERTIFICADOS DE MENÇÃO HONROSA ao(s) autor(res) dos trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas 5 áreas de
conhecimento das apresentações orais e painéis respectivamente.
Para fins de classificação a nota final do trabalho será calculada pela média da nota do resumo e a nota da apresentação oral ou pôster.
Em caso de empate utilizar-se-ão os seguintes critérios na ordem:
1) Maior nota do trabalho
2) Maior nota de apresentação oral ou pôsterFORMATAÇÃO DO RESUMO
O resumo escrito em, no máximo, 500 palavras, deverá conter:
- Título escrito em CAIXA ALTA com, no máximo 10 (dez) termos.
- O(s) nomes(s) do(s) autor (es), no máximo, 2 (dois) e Orientador deverão vir à direita logo abaixo do título e trazendo o nome do relator sublinhado.
Em nota rodapé na 1ª página virão as credenciais do(s) autor (es) (Maior titulação, instituição, e-mail e telefone/e-mail do relator);
- O corpo do trabalho trará: Introdução (descrição do objeto estudado); Objetivos; Metodologia; Resultados e discussão e Conclusões;
- A digitação deverá ser feita no Word em fonte Times Nem Roman, tamanho 12; espaço entre linhas simples; margens 3,0 cm superior e esquerda 3,0 cm; direita e
inferior 2,0; sem parágrafo;
- O dia, horário e local para afixar o pôster ou sala da apresentação oral, serão divulgados através do site da FGF (www.fgf.edu.br) e blog da XIII Semana Acadêmica
(http://semanacademicafgf.blogspot.com.br/).
2) Maior nota de apresentação oral ou pôsterFORMATAÇÃO DO RESUMO
O resumo escrito em, no máximo, 500 palavras, deverá conter:
- Título escrito em CAIXA ALTA com, no máximo 10 (dez) termos.
- O(s) nomes(s) do(s) autor (es), no máximo, 2 (dois) e Orientador deverão vir à direita logo abaixo do título e trazendo o nome do relator sublinhado.
Em nota rodapé na 1ª página virão as credenciais do(s) autor (es) (Maior titulação, instituição, e-mail e telefone/e-mail do relator);
- O corpo do trabalho trará: Introdução (descrição do objeto estudado); Objetivos; Metodologia; Resultados e discussão e Conclusões;
- A digitação deverá ser feita no Word em fonte Times Nem Roman, tamanho 12; espaço entre linhas simples; margens 3,0 cm superior e esquerda 3,0 cm; direita e
inferior 2,0; sem parágrafo;
- O dia, horário e local para afixar o pôster ou sala da apresentação oral, serão divulgados através do site da FGF (www.fgf.edu.br) e blog da XIII Semana Acadêmica
(http://semanacademicafgf.blogspot.com.br/).
MODELO – ARQUIVO PARA ENVIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: _________________________________________
ASSINALE O TIPO DE RESUMO: 1. Trabalho original ( ), 2. Relato de experiência ( ), 3. Estudo de caso ( ), 4. Pesquisa bibliográfica ( ), 5. Reflexão crítica ( ), 6. Relatório parcial de iniciação à pesquisa ( ), 7. Trabalho de conclusão de curso ( ), 8. Nota prévia de monografia ( ), 9. Relatório final de monografia ( ).
ASSINALE O TIPO DE APRESENTAÇÃO: 1. ORAL ( ) 2. POSTER( ).
ASSINALE O TIPO DE APRESENTAÇÃO: 1. ORAL ( ) 2. POSTER( ).
TÍTULO DO TRABALHO
(Fonte: Times New Roman, Tamanho 15, Negrito, cx. Alta, Máximo 10 palavras)
(Fonte: Times New Roman, Tamanho 15, Negrito, cx. Alta, Máximo 10 palavras)
Francisco Antonio Beltrano (1)
Antonio Francisco de Fulano (2)
Nome do Orientador(3)
(Fonte: Times New Roman, Tamanho 10, sublinhado apenas o relator)
Antonio Francisco de Fulano (2)
Nome do Orientador(3)
(Fonte: Times New Roman, Tamanho 10, sublinhado apenas o relator)
INTRODUÇÃO: ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ###
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### ### ###### ### ### ### ###. OBJETIVO: ### ### ### ### ### ### ### ### ###
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### ### ###### ###.METODOLOGIA: ### ### ### ### ### ### ### ### ### ###
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### ### ### ###. RESULTADOS E DISCUSSÃO:### ### ### ### ### ### ### ###
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CONCLUSÃO: ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ###### ### ### ### ###
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(Fonte: Times New Roman, Tamanho 12, caixa a alta apenas as delimitações, máximo de 500 palavras)
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(1)
(2)
(3) Orientador(a)
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CONCLUSÃO: ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ###### ### ### ### ###
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(Fonte: Times New Roman, Tamanho 12, caixa a alta apenas as delimitações, máximo de 500 palavras)
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(2)
(3) Orientador(a)
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